Resumo (5ª Ordinária da 11ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 25/03/2025 - 09:00
Encerramento: 25/03/2025 -



Conteúdo Multimídia



Lista de Presença na Sessão
Anderson de Mattos / PP
André da Royal / PSD
Edinho Fidelis / PSD
Geraldo da 102 / PL
Joziel de Brito / MDB
Licomédio Pereira / PP
Lorenil Gomes / UNIAO
Marcelo Lemos / REPUBLICANOS
Rosana Pereira / NOVO
Scopony / PSD
Wallisson Amaro / REPUBLICANOS
Welinton Fonseca / MDB
Weslei Brito / PL
Wilian Cândido / REPUBLICANOS



Justificativas de Ausência na Sessão
Parlamentar Justificativa Ausente em
Ademilson Procópio Ausência por missão oficial Sessão
Márcio Freitas Ausência por missão oficial Sessão
Wanderson (Bença) Ausência por missão oficial Sessão



Expedientes
Abertura:

Aos vinte e cinco dias do mês de março de dois mil e vinte e cinco, às dezenove horas, iniciou-se a 5ª Sessão Ordinária, 1º Período Legislativo, 1ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura, sob a presidência do Vereador Geraldo Aparecido Gonçalves Ferreira, com a presença dos Vereadores, com exceção dos Vereadores Ademilson Procópio Anastácio, Márcio Alves de Freitas e Wanderson Candido de Araújo Aguiar. Confirmado o “Quorum” regimental, o Presidente declarou aberta a Sessão sob a proteção de Deus e convidou o Vereador André Moreira a proceder a leitura de um trecho da Bíblia. Após a leitura o Presidente colocou em votação a Ata da 4ª Sessão Ordinária, realizada no dia 18 de março de 2025. Em votação: Aprovada pelos Vereadores presentes. Na sequencia o Presidente convidou para fazerem parte da Mesa e em seguida usarem a tribuna o Senhor Elias Pereira – Presidente da CDL que falou da importância do evento da Corrida Internacional Marco Zero, a Senhora Ana Paula Leite representando a Universidade Federal de Rondônia que falou sobre o evento Dia de UNIR promovido pela UNIR Campus de Ji-Paraná,  com o apoio de diversas parcerias entre instituições públicas e privadas e o Senhor Ageu Lacerda – Superintendente do Autismo que falou sobre a programação da Semana de Conscientização do Autismo que será realizado a partir do dia 31 de março a 4 de abril do corrente ano e realizou a entrega de camisetas alusivas ao dia Mundial do Autismo aos Vereadores presentes. Em seguida o Presidente solicitou ao 1º Secretário, Vereador Weslei da Silva Brito, que procedesse a leitura do Expediente.

Pequeno expediente:

Oficio n. 24/AJ/GABPREF/2025, encaminhando Projeto de Lei n. 3265, de 20 de março de 2025, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”. Ofício nº 61/DIRCON/AGERJI/2025, de 17 de março de 2025, encaminhando Prestação de Contas da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Ji-Paraná - AGERJI, referente ao mês de fevereiro de 2025. Ofício nº 118/FCJP/PMJP/2025, encaminhando Prestação de Contas Anual da Fundação Cultural de Ji-Paraná, referente ao exercício de 2024. Ofício nº 001/SEMASF/ADM/2025, encaminhando Prestação de Contas Anual do Fundo Municipal de Assistência Social - FMAS, referente ao exercício de 2024. Ofício nº 002/SEMAS/ADM/2025, encaminhando Prestação de Contas Anual do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA, referente ao exercício de 2024. Ofício nº 003/SEMAS/ADM/2025, encaminhando Prestação de Contas Anual do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - FMDPI, referente ao exercício de 2024. Projeto de Lei n. 4389, de 21 de março de 2025, de autoria da Comissão Executiva, que “Autoriza a Câmara Municipal de Ji-Paraná a proceder a cessão de uso do veículo I/Toyota Hilux CD 4x4 STD, placa OHW 3896, Tombamento 2734/CMJP à Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação, e dá outras providências”. Projeto de Resolução n. 263/2025, que “Regulamenta a lotação, comprovação das atividades e atribuições especificas da Assessoria Parlamentar Volante – APV, nos termos da Lei n. 3741, de 5 de março de 2025”. Indicações ao Prefeito Municipal: Do Vereador André Moreira: n.122/2025, solicitando que a Prefeitura Municipal, através da Secretária competente, busque firmar parceria com o Detran-RO, para que seja disponibilizado a visita técnica de engenheiros de tráfego para a realização de um estudo de viabilidade visando à revitalização da Avenida Maringá e das vias adjacentes, no segundo distrito da cidade. Do Vereador Ademir Pereira: n.123/2025, solicitando que seja providenciado uma lombada em frente a assistência técnica (R.com) com o n. 2349, na Rua Cambé entre T20 e T22 no Bairro JK; n.124/2025, solicitando patrolamento e manutenção na linha 205 no KM 7,5; n.125/2025, solicitando tapa buracos e manutenção na Rua Venezuela, no Bairro São Cristóvão; n.126/2025, solicitando tapa buracos e manutenção de bueiro, na Rua Jose Fernandes esquina com a Rua Otavio Vicente da Silva no Bairro Capelasso. Do Vereador Wanderson Santos de Mattos: n.127/2025, solicitando criação de faixa de pedestres na Rua Divino Taquari (T-11) com Av. Brasil; n.128/2025, solicitando tapa-buracos e instalação de manilhas na Rua Antônio Francelino dos Santos – Bairro Rondon. Do Vereador Ademilson Procópio Anastácio: n.129/2025, solicitando ao Sr. Secretario de Regularização Fundiária, que seja dado continuidade ao processo de Regularização Fundiária no Bairro Novo Horizonte; n.130/2025, solicitando ao Sr. Prefeito que seja disponibilizado um (a) profissional para prestar orientações à população e auxiliar os microempreendedores no cadastro de suas empresas no Programa Contrata Jipa. Do Vereador Geraldo Aparecido Gonçalves Ferreira: n.131/2025, solicitando operação tapa-buraco na Rua das Mangueiras entre a Rua Castelo Branco com a Avenida Antônio Ferreira, no Bairro Santiago; n.132/2025, solicitando recuperação e cascalhamento da Rua Cabral entre a Rua Piauí e Rua Acre, no Bairro Santigo; n.133/2025, solicitando 100 MTS de canalização pluvial na Rua Xingú entre as Ruas Porto Velho e Capitão Silvio, no Bairro Dom Bosco; n.134/2025, solicitando patrolamento e cascalhamento de pontos críticos na Rua Capitão Silvio, no Bairro Dom Bosco. Do Vereador Marcelo José de Lemos: n.135/2025, solicitando que sejam instaladas faixas elevadas nas proximidades de escolas, creches e igrejas, visando assegurar a integridade e a segurança dos pedestres. Ofício Interno n. 29/CONT/2025, encaminhando a Prestação de Contas Anual da Câmara Municipal de Ji-Paraná, referente ao Exercício de 2024. Requerimento S/N, assinado por 13 (treze) Vereadores, requerendo após deliberação em Plenário, a inclusão, discussão e votação única na pauta da Ordem do Dia da presente Sessão, dos seguintes Projetos: Projeto de Resolução n. 261/2025, que “Altera na Resolução n. 116/2000 - Regimento Interno, o horário para a realização das Sessões Ordinárias” e Projeto de Resolução n. 262/2025, que “Cria na Resolução n. 116/2000 - Regimento Interno, a Comissão Permanente de Segurança Pública e Trânsito”. Em votação: Aprovado pelos Vereadores presentes. Requerimento S/N, assinado por 13 (treze) Vereadores, requerendo após deliberação em Plenário a  inclusão, discussão e votação única na pauta da Ordem do Dia da presente Sessão dos seguintes Projetos: Projeto de Lei n. 4390 (3265 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”, Projeto de Lei n. 4389/2025, que “Autoriza a Câmara Municipal de Ji-Paraná a proceder a cessão de uso do veículo I/Toyota Hilux CD 4x4 STD, placa OHW 3896, Tombamento 2734/CMJP à Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação, e dá outras providências” e Projeto de Resolução n. 263/2025, que “Regulamenta a lotação, comprovação das atividades e atribuições especificas da Assessoria Parlamentar Volante – APV, nos termos da Lei n. 3741, de 5 de março de 2025”. Em votação: Aprovado pelos Vereadores presentes. O Presidente Vereador Marcelo Lemos, dando continuidade aos trabalhos justificou seu atraso na sessão, por estar na posse da nova diretoria da OAB. Não havendo mais matéria sujeita à deliberação no Pequeno Expediente, passou-se para o Grande Expediente. 

Grande expediente:

Pela Ordem o Vereador Lourenil Gomes da Silva fez requerimento verbal solicitando que o tempo de fala para cada Vereador, fosse de cinco minutos. Em votação: Aprovado pelos Vereadores presentes. Foram oradores os Vereadores: Wanderson Santos de Mattos, Wallisson Valmir do Bonfim Amaro, Edison Fidelis de Souza Junior (Apartearam sua fala, os Vereadores Welinton Poggere Góes da Fonseca e Lourenil Gomes da Silva), Wilian Candido de Souza (Aparteou sua fala, o Vereador Walisson Valmir do Bonfim Amaro), André Moreira (Aparteou sua fala, o Vereador Marcelo José de Lemos), Ademir Pereira (Aparteou sua fala, o Vereador Edison Fidelis de Souza Junior) e Weslei da Silva Brito. Não havendo mais Vereadores inscritos para o uso da palavra no Grande Expediente, passou-se para a Ordem do Dia. 

Ordem do dia:

O Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Weslei da Silva Brito, que fizesse a leitura da Ordem do Dia. Pela Ordem o Vereador Walisson Valmir do Bonfim Amaro fez requerimento verbal solicitando a dispensa da leitura dos Projetos constantes na Ordem do Dia. Em votação: Aprovado pelos Vereadores presentes. Não havendo Vereadores para discussão, passou-se para votação: Aprovado o Projeto de Lei n. 4390 (3265 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”, em discussão e votação única, por 14 (quatorze) votos favoráveis e 03 (três) ausências dos Vereadores Ademilson Procópio Anastácio, Marcio Alves Freitas e Wanderson Candido de Araújo Aguiar. Não havendo Vereadores para discussão, passou-se para votação: Aprovado o Projeto de Lei n. 4389/2025, que “Autoriza a Câmara Municipal de Ji-Paraná a proceder a cessão de uso do veículo I/Toyota Hilux CD 4x4 STD, placa OHW 3896, Tombamento 2734/CMJP à Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação, e dá outras providências”, em discussão e votação única, por 14 (quatorze) votos favoráveis e 03 (três) ausências dos Vereadores Ademilson Procópio Anastácio, Marcio Alves Freitas e Wanderson Candido de Araújo Aguiar. Não havendo Vereadores para discussão, passou-se para votação: Aprovada a Emenda n. 001 ao Projeto de Lei n. 4389/2025, que “Introduz modificações no art. 2º”, em discussão e votação única, por 14 (quatorze) votos favoráveis e 03 (três) ausências dos Vereadores Ademilson Procópio Anastácio, Marcio Alves Freitas e Wanderson Candido de Araújo Aguiar. Discutiram o Projeto de Resolução n. 261/2025, os Vereadores: Rosana Pereira Lima, André Moreira, Lourenil Gomes da Silva, Marcelo José de Lemos e Geraldo Aparecido Gonçalves Ferreira. Não havendo mais Vereadores para discussão, passou-se para votação: Aprovado o Projeto de Resolução n. 261/2025, que “Altera na Resolução n. 116/2000 - Regimento Interno, o horário para a realização das Sessões Ordinárias”, em discussão e votação única, por 14 (quatorze) votos favoráveis e 03 (três) ausências dos Vereadores Ademilson Procópio Anastácio, Marcio Alves Freitas e Wanderson Candido de Araújo Aguiar. Não havendo Vereadores para discussão, passou-se para votação: Aprovado o Projeto de Resolução n. 262/2025, que “Cria na Resolução n. 116/2000 - Regimento Interno, a Comissão Permanente de Segurança Pública e Trânsito”, em discussão e votação única, por 14 (quatorze) votos favoráveis e 03 (três) ausências dos Vereadores Ademilson Procópio Anastácio, Marcio Alves Freitas e Wanderson Candido de Araújo Aguiar. Não havendo Vereadores para discussão, passou-se para votação: Aprovado o Projeto de Resolução n. 263/2025, que “Regulamenta a lotação, comprovação das atividades e atribuições especificas da Assessoria Parlamentar Volante – APV, nos termos da Lei n. 3741, de 5 de março de 2025”, em discussão e votação única, por 14 (quatorze) votos favoráveis e 03 (três) ausências dos Vereadores Ademilson Procópio Anastácio, Marcio Alves Freitas e Wanderson Candido de Araújo Aguiar. Não havendo mais matéria sujeita à deliberação na pauta da Ordem do Dia, passou-se para as Explicações Pessoais.

Explicações pessoais:

Não havendo Vereadores inscritos para as Explicações Pessoais, o Presidente convocou os Senhores Vereadores para a próxima Sessão Ordinária a realizar-se no dia 01 de abril de 2025, às 9 horas, e deu por encerrada a presente Sessão. Nada mais havendo a constar, lavrou-se a presente ata, que vai assinada pelo Presidente e pelo Secretário.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 122 de 2025
Autor: André da Royal
Indicação n.122/2025, solicitando que a Prefeitura Municipal, através da Secretária Competente, busque firmar parceria com o Detran-RO, para que seja disponibilizado a visita técnica de engenheiros de tráfego para a realização de um estudo de viabilidade visando à revitalização da Avenida Maringá e das vias adjacentes, no segundo distrito da cidade..
Matéria lida
2 - Indicação nº 123 de 2025
Autor: Scopony
Indicação n.123/2025, solicitando que seja providenciado uma Lombada em frente a assistência técnica (R.com) com o N° 2349 Na rua Cambé entre T20 e T22 no Bairro JK.
Matéria lida
3 - Indicação nº 124 de 2025
Autor: Scopony
Indicação n.124/2025, solicitando patrolamento e manutenção na linha 205 no KM 7,5.
Matéria lida
4 - Indicação nº 125 de 2025
Autor: Scopony
Indicação n.125/2025, solicitando tapa buracos e manutenção na Rua Venezuela, no Bairro São Cristóvão.
Matéria lida
5 - Indicação nº 126 de 2025
Autor: Scopony
Indicação n.126/2025, solicitando tapa buracos e manutenção de bueiro, na Rua Jose Fernandes esquina com a Rua Otavio Vicente da Silva no Bairro Capelasso.
Matéria lida
6 - Indicação nº 127 de 2025
Autor: Anderson de Mattos
Indicação n.127/2025, solicitando criação de faixa de pedestres na Rua Divino Taquari (T-11) com Av. Brasil.
Matéria lida
7 - Indicação nº 128 de 2025
Autor: Anderson de Mattos
Indicação n.128/2025, solicitando tapa-buracos e instalação de manilhas na Rua Antonio Francelino dos Santos – Bairro Rondon.
Matéria lida
8 - Indicação nº 129 de 2025
Autor: Ademilson Procópio
Indicação n.129/2025, solicitando ao Sr. Secretario de Regularização Fundiária, que seja dado continuidade ao processo de Regularização Fundiária no Bairro Novo Horizonte.
Matéria lida
9 - Indicação nº 130 de 2025
Autor: Ademilson Procópio
Indicação n.130/2025, solicitando ao Sr. Prefeito que seja disponibilizado um (a) profissional para prestar orientações à população e auxiliar os microempreendedores no cadastro de suas empresas no programa Contrata Jipa.
Matéria lida
10 - Indicação nº 131 de 2025
Autor: Geraldo da 102
Indicação n.131/2025, solicitando operação tapa-buraco na Rua das Mangueiras entre a Rua Castelo Branco com a Avenida Antônio Ferreira, no Bairro Santiago.
Matéria lida
11 - Indicação nº 132 de 2025
Autor: Geraldo da 102
Indicação n.132/2025, solicitando recuperação e cascalhamento da Rua Cabral entre a Rua Piauí e Rua Acre, no Bairro Santigo.
Matéria lida
12 - Indicação nº 133 de 2025
Autor: Geraldo da 102
Indicação n.133/2025, solicitando 100 MTS canalização pluvial na Rua Xingú entre as Ruas Porto Velho e Capitão Silvio, no bairro Dom Bosco. .
Matéria lida
13 - Indicação nº 134 de 2025
Autor: Geraldo da 102
Indicação n.134/2025, solicitando patrolamento e cascalhamento de pontos críticos na Rua Capitão Silvio, no Bairro Dom Bosco.
Matéria lida
14 - Indicação nº 135 de 2025
Autor: Marcelo Lemos
Indicação n.135/2025, solicitando que sejam instaladas faixas elevadas nas proximidades de escolas, creches e igrejas, visando assegurar a integridade e a segurança dos pedestres.
Matéria lida